Projeto "Fotografia e cinema: poéticas e processos de criação"
n corpoimagem - núcleo de investigação do Curso de Artes Visuais FURG

terça-feira, 27 de setembro de 2011

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA DIGITAL

Entre 29 de setembro e 1º outubro o n-corpoimagem realiza este curso com a artista Flavya Mutran.

PROGRAMAÇÃO

Encontro com a artista
29 setembro - 14hs
LAPPI - Laboratório de Produção e Pós-Produção de Imagens do Curso de Artes Visuais

Workshop
Quinta - 15h30m às 18h30m
Sexta - 14h às 18hs
Sábado - 8h às 12hs
local: LABINFO - ILA - FURG


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Até que ponto a fotografia é um documento da realidade? Como identificar o limite entre o real e a virtualidade a partir da fotografia? Até onde o fotógrafo, o assunto e a técnica interferem na criação de novos referenciais para o mundo? Estas são algumas questões que comumente vem à tona quando a fotografia foge dos padrões de apresentação formal, e escapa para além das bordas do quadro, do registro histórico e da apresentação convencional.

Em apresentações audiovisuais comentadas, o workshop propõe pensar a fotografia enquanto instrumento operador de idéias, histórias (ou estórias) e conceitos. A partir das experiências de artistas brasileiros e internacionais propõe-se repensar a fotografia como imagens/territórios de novas descobertas, estendendo a experiência do olhar para outros limites, permitindo novas leituras e abordagens.

OBJETIVO

O workshop propõe uma reflexão sobre as diferentes formas de agenciamento de imagens no campo da fotografia. A partir de obras de outros autores, pretende-se criar experiências criativas com projeções de imagens digitais em ambientes e/ou superfícies físicas, criando novas possibilidades visuais, imagens hibridas, apropriações.

PÚBLICO ALVO

Estudantes de Comunicação (Jornalismo e Publicidade), Design Gráfico, Artes Visuais e demais áreas afins, com experiência em fotografia.

PRÉ-REQUISITO

· Ter conhecimento prévio de fotografia digital e acesso à internet;

· Algum conhecimento ou experiência no uso de programas de edição de imagem (qualquer versão do Phoroshop ou lightroom);

· O participante deverá ter câmera fotográfica digital e laptop (ou tablet) próprio para produção e tratamento de imagens.


METODOLOGIA

1° DIA - Exercício teórico

· Encontro com apresentação audiovisual sobre os conceitos, funções e potenciais da fotografia como forma de expressão, a fim de estimular o participante a observar as diversas tendências e aplicações da linguagem fotográfica em seu contexto histórico e sociológico;

· Leituras e análises de diferentes trabalhos de fotógrafos, a fim de exercitar o olhar e a reflexão acerca da linguagem fotográfica em suas mais diferentes abordagens práticas e conceituais.

2° DIA - Exercício Prático

· Os ensaios fotográficos poderão ser individuais e/ou coletivos e serão organizados a partir de um arquivo de imagens e locações selecionadas entre os participantes.

3° DIA – Exercício teórico/prático final

· Edição de imagens;

· Criação de um blog da oficina para postagem dos trabalhos e futuras trocas de conteúdos e discussões do grupo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário