Projeto "Fotografia e cinema: poéticas e processos de criação"
n corpoimagem - núcleo de investigação do Curso de Artes Visuais FURG

domingo, 29 de abril de 2012

PALAVRA E IMAGEM - CICLO DE CINEMA NA FURG


Ciclo de cinema Palavra e Imagem deseja trazer ao público universitário diálogos existentes na produção cinematográfica, entre palavra, corpo e imagem. O que alguns críticos e teóricos convencionaram chamar de Modernidade caracteriza-se, dentre outros aspectos, pelo cruzamento de gêneros e de linguagens. Os encontros do Cinema com as outras Artes têm alargado as fronteiras sempre móveis das expressões artísticas contemporâneas. Os filmes que apresentamos dialogam com a música, a pintura, a dança e a literatura, constituindo "documentos de cultura". Neste sentido, o cinema constituiria uma espécie de memória cultural ou "narrativa" de um fazer artístico. 
Veremos ao longo do ciclo a pintura dos haitianos Tiga, d'André Pierre e Préfète Duffaut, cuja arte configura um espaço ritual e mítico; a história paralela da poesia e da música; a palavra e o som mesclados na dança do Grupo Corpo cujos espetáculos trazem elementos da arte dramática com doses de lirismo; a etnoficção de Jean Rouch, etnólogo cujo uso inusitado da câmera - como instrumento de investigação - empresta-lhe autonomia, fazendo oscilar as fronteiras entre relato e ficção; a experiência de Mário Peixoto, diretor do filme Limite, marco do cinema mundial e que além de cineasta é um raro escritor - e artista cuja obra radicaliza o diálogo intenso entre a literatura e o cinema.
Este Ciclo é uma parceria entre a área de Língua Francesa e a área de Artes Visuais do ILA - Instituto de Letras e Artes da FURG. Ao final do ciclo, teremos a participação do professor Dr. André Soares Vieira, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que fará uma palestra sobre suas pesquisas referentes às relações entre cinema e literatura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário