Projeto "Fotografia e cinema: poéticas e processos de criação"
n corpoimagem - núcleo de investigação do Curso de Artes Visuais FURG

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

“FOTOGRAFIA NO PLURAL” - Fotografia pelo Cinema 3x1

Dia 17/08 (4ª feira), das 14h30 às 20h30

FOTOGRAFIA PELO CINEMA – 3x1: Mostra dos filmes – Cortina de Fumaça, A prova e A pele. 

14h30m - Cortina de Fumaça (Smoke). Dir. Wayne Wang. EUA, 1995, 112 min., cor.
16h30m - A Prova (Proof). Dir. e roteiro: Jocelyn Moorhouse. Austrália, 1991,86 min., cor.
18h30m - A Pele (Fur: An Imaginary Portrait of Diane). Dir. Steven Shainberg. EUA, 2006, 120 min., cor.
 

SINOPSES

Cortina de Fumaça.
Dono de uma tabacaria há 13 anos, homem todas as manhãs tira uma fotografia de seu estabalecimento. Aparentemente iguais, as imagens têm sutis diferenças percebidas apenas pelo homem. Seu estranho hobby um dia é descoberto por escritor amargurdado pela morte da esposa.

A Prova. Uma mistura de drama e humor negro na história de Martin (Hugo Weaving), um homem cego que acha que estão sempre lhe enganando. Na infância, ele pensava que sua mãe mentia quando descrevia as coisas e paisagens. Adulto, apesar de cego, ele virou um fotógrafo, mas continua achando que o enganam. Ele tem um relacionamento de amor e ódio com Celia (Genevieve Picot), a mulher que cuida de sua casa. Quando ele conhece e se torna amigo de Andy (Russel Crowe), surge um complicado triângulo amoroso: Andy se apaixona por Celia, mas ela tem ciúmes da amizade dos dois e trama um plano para que Martin fique decepcionado com o novo amigo. Premiado pelo Australian Film Institute e na Mostra Internacional de São Paulo.
Ver: Crítica Ronaldo Entler - Ensaio sobre a incompletude

A Pele
. Casada com um homem mais velho, Diane Arbus passou muito tempo procurando o seu próprio destino. Ela sente que falta algo em sua vida – que encontra em seu vizinho, o misterioso e inacessível Lionel. Inicialmente, a fotógrafa fica assustada...e, ao mesmo tempo, atraída por ele. Começa então uma estranha e intensa paixão, uma viagem ao fundo das emoções e da alma desta bela mulher, em um jogo de sedução que promete transformá-la para sempre. Baseado em uma história real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário