Projeto "Fotografia e cinema: poéticas e processos de criação"
n corpoimagem - núcleo de investigação do Curso de Artes Visuais FURG

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

“FOTOGRAFIA NO PLURAL” - Um tributo a Thomas Farkas



Dia 16/08 (3ª feira), das 17h às 19h.
Palestra: Um tributo a Thomas Farkas – da fotografia ao documentário  -  com Marcelo Gobatto.

_____________________________

Sobre Thomaz Farkas

Fotógrafo, produtor e documentarista. Thomaz nasceu em Budapeste em 1924 e veio para o Brasil com 6 anos. É fotógrafo premiado e registrou imagens preciosas com sua Leica. Produziu os o longa Brasil Verdade e os filmes da Caravana Farkas.
 “Farkas é muito discreto em relação à sua obra, e isso pode ser um dos fatores que o levou a ‘esquecer’ esse conjunto de fotografias produzido em 1975, quando teve oportunidade, a convite de Geraldo Sarno e de Paulo Vanzolini, de participar de uma expedição científica ao rio Negro, na região Norte do Brasil.
Rubens Fernandes Junior em Notas de viagem, de Thomaz Farkas
“(...) Ele produz uma fotografia direta que provoca uma nova maneira de ver, capaz de desorientar os sentidos e nos conduzir a estranhos silêncios. A renovação é a tônica do seu trabalho porque, além de situar a fotografia no terreno da expressão artística, interroga-a permanentemente.
Um diferenciado conjunto visual, carregado de emoção, que se transformou numa das experiências mais criativas da fotografia brasileira.
Perdemos Thomaz Farkas, um amigo carinhoso que vivia sob o signo intenso da paixão, mas suas lições e suas fotografias estarão presentes para todo o sempre em nossas memórias. Viva! Viva a fotografia!

Viva Farkas! Rubens Fernandes Junior é pesquisador e crítico de fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário